Tomografia Computadorizada
A tomografia computadorizada é um moderno exame de raios x, rápido e simples.
A TC utiliza um tubo de Raios X que gira em torno do corpo, fazendo radiografias transversais.
Diferentemente do exame convencional de raios-x, a tomografia, permite a emissão de raios-x em 360 graus em torno de corpo humano. Desta forma, é possível obter imagens em 2 ou 3 dimensões, auxiliando o diagnóstico.
Os raios X são convertidos em imagens por um computador. Isto quer dizer que a TC constrói imagens internas das estruturas do corpo e dos órgãos através de cortes transversais, de uma série de seções fatiadas que são posteriormente montadas pelo computador para formar um quadro completo. Portanto, com a TC o interior de seu corpo pode ser retratado com precisão e confiança para ser depois examinado.
A tomografia computadorizada é um recurso utilizado em medicina para o diagnóstico das patologias de todo os segmentos do corpo humano.
Utilizada para diagnosticar doenças do crânio, do tórax, abdômen, membros e coluna. No crânio, podem ser feitos exames especiais para as doenças do encéfalo (cérebro, cerebelo e tronco encefálico), das órbitas, ouvidos (externos, médios e internos), seios da face, base do crânio e sela túrcica (com especial ênfase para a glândula hipófise), cobrindo todas as solicitações das especialidades médicas inerentes a patologias associadas a estes segmentos anatômicos.
No tórax, avalia-se, através da TC, as doenças dos pulmões, mediastino, o arcabouço costal e os grandes vasos (particularmente a artéria aorta torácica). No abdômen e pelve, são pesquisadas as doenças dos rins, fígado, baço, pâncreas, cadeia linfática, anexos ovarianos, útero, bexiga, próstata e as grandes artérias, particularmente a aorta abdominal, renais e ilíacas.
Nos membros superiores e inferiores, buscando-se as patologias ósseas, propriamente ditas, e as doenças das articulações e da musculatura. Doenças arteriais dos membros inferiores