Tomografia computadorizada de feixe c nico
Uma das descobertas responsáveis pela revolução mundial é a informática. A aplicação dos benefícios nos distintos setores da saúde permitiu expressivo auxílio no diagnóstico, na terapêutica, na ciência, economia de tempo, além de influenciar a qualidade de vida. A biotecnologia continua revolucionando o pensamento atual. As imagens interpretadas pelas radiografias em apenas dois planos, desde sua descoberta por Röntgen em 1895, atravessaram quase um século. Hoje a tomografia computadorizada Cone Beam (CBCT) permite uma visualização de uma imagem tridimensional, em que um novo plano é adicionado: a profundidade. Sua aplicação clínica, com elevada acurácia, se direciona a quase todas as áreas da Odontologia - Cirurgia, Implantodontia, Ortodontia, Endodontia, Periodontia, Distúrbio Temporomandibular e Diagnóstico por Imagens.
O QUE É TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA?
A tomografia computadorizada (TC) trata-se de um método de diagnóstico por imagem que utiliza a radiação x e permite obter a reprodução de uma secção do corpo humano em quaisquer uns dos três planos do espaço (Fig. 1). Diferentemente das radiografias convencionais, que projetam em um só plano todas as estruturas atravessadas pelos raios-x, a TC evidencia as relações estruturais em profundidade, mostrando imagens em "fatias" do corpo humano. A TC permite enxergar todas as estruturas em camadas, principalmente os tecidos mineralizados, com uma definição admirável, permitindo a delimitação de irregularidades tridimensionalmente3,15,42,43,53.
Perante as dificuldades ou limitações na obtenção de informações para o diagnóstico com o uso de radiografias convencionais, as imagens tridimensionais começaram a atrair grande interesse dos odontólogos. Atualmente, além do exame de tomografia computadorizada mostrar-se muito requisitado na área médica, começa também a desenvolver-se no cenário odontológico, principalmente nas áreas de Implantodontia, Diagnóstico