Tomcat
Tomcat começou como um servlet implementação de referência por James Duncan Davidson , um arquiteto de software da Sun Microsystems . Mais tarde, ele ajudou a tornar o projeto open source e desempenhou um papel fundamental na sua doação pela Sun Microsystems para a Apache Software Foundation. O Apache Ant ferramenta de automação de compilação de software foi desenvolvido como um efeito colateral da criação do Tomcat como um projeto open source.
O ANT nasceu a partir do projeto TOMCAT, onde era mais um componente. Após a doação do tomcat para o Apache Software Foundation (ocupando especificamente um lugar na área de projetos do Apache Jakarta) foi descoberta a grande utilidade do ANT. Neste momento o ANT se desvinculou do Tomcat tornando-se um projeto independente.
Inicio
Atualmente, grande parte das aplicações desenvolvidas são endereçadas para Web. Este fato conduz a uma alteração na forma como as aplicações devem ser projetadas e, também, na plataforma necessária para que as mesmas possam ser colocadas em produção. Enquanto que uma aplicação cliente/servidor típica necessita somente de um SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados) para ser executada, uma aplicação Web necessita adicionalmente de contêineres e/ou servidores de aplicação. Aplicações Java para Internet, por exemplo, necessitam de um contêiner JSP/Servlet (TOMCAT). Se a aplicação for distribuída, utilizando recursos como EJB (Enterprise Java Beans) passa-se a ser necessário um servidor de aplicação (JBoss, Web Sphere, Jonas). Estes contêineres e servidores de aplicação fornecem um conjunto valioso de recursos para as nossas aplicações, recursos que podem garantir a qualidade e o cumprimento dos planos de desenvolvimento. O elemento chave que permite que essa nova forma de desenvolvimento seja utilizada pelas atuais aplicações Web é a Interface. Isto porque esta tecnologia viabiliza a comunicação e o compartilhamento de recursos dos contêineres e servidores com as