Tombamento Largo São Sebastião Valinhos
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
CYNTHIA MARA MARTINS COLBANO
RA 002200900160
TRABALHO SOBRE PATRIMÔNIO HISTÓRICO
TÉCNICAS RETROSPECTIVAS – PROFª PAULA BRAGA
ITATIBA
2013
O presente trabalho visa o estudo do Largo São Sebastião e seu contento histórico urbano juntamente com a cidade de Valinhos. A praça é um local importante por ter crescido juntamente com a cidade e também pelas manifestações culturais que ali surgiram.
1. TEMA
1.1 Localização
O objeto de estudo será o Largo São Sebastião, localizado no centro da cidade de Valinhos.
O Largo é uma referência ao santo padroeiro da cidade e encontra-se à frente da Matriz São Sebastião, outro ponto de referência do centro, construída em 1899 no próprio Largo e depois, após ajuda da população, a igreja foi construída no local onde está até os dias atuais.
Hoje, as construções ali existentes foram invadidas pelos comércios e serviços, descaracterizando as construções antigas e históricas. Em sua maioria, as casas foram reformadas – interior e fachada – para atender as características do uso comercial.
1.2 Análise do contexto histórico urbano
A cidade de Valinhos começou a ser povoada juntamente com Campinas, por volta de 1732, porém foi habitava de forma desorganizada e o povoamento seu deu, principalmente, ao longo do Ribeirão Pinheiros. O marco de seu desenvolvimento foi à chegada da estrada de ferro para o transporte do café até o porto de Santos, e com isso a cidade começou a crescer ao redor da estação.
O Largo Sebastião, juntamente com a Matriz, é uma marca da história de crescimento da até então Vila de Valinhos, evidenciando o crescimento da população, principalmente pela chegada dos imigrantes italianos refugiados.
A primeira construção da igreja do padroeiro da cidade foi finalizada no ano de 1899 – sendo instituída em 3 de agosto – no próprio Largo, com fundos para a atual rua 13 de maio. Com sua construção, várias casas começaram a ser