Tomateiro
TRIÂNGULO MINEIRO, CAMPUS UBERABA, MG
PROJETO DE PESQUISA
“Produção de mudas de tomate cereja fertirrigadas com biofertilizantes em
Uberaba MG”
UBERABA, MG
2013
2
“Produção de mudas de tomate cereja fertirrigadas com biofertilizantes em
Uberaba MG”
Projeto de Pesquisa encaminhado à
Diretoria de Pesquisa do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Campus Uberaba, como requisito parcial na avaliação na disciplina de Metodologia de Pesquisa II.
UBERABA, MG
2013
3
EQUIPE TÉCNICA
NOME
Doutor
FUNÇÃO NO
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
PROJETO
TÍTULO
NO PROJETO
Orientador
Coordenação técnico-científica; condução. Graduando
Pesquisador
Execução; coordenação técnicocientífica; condução; coleta de dados. 4
INTRODUÇÃO
O tomateiro é uma solanácea herbácea, com caule flexível, incapaz de suportar o peso dos frutos e manter a posição vertical. A forma natural lembra uma moita, com abundante ramificação lateral, sendo profundamente modificada pela poda. O tomate cereja é uma espécie de tomate cujo tamanho é menor e, normalmente, seu sabor é um pouco mais doce que um tomate comum. Ele é usado em saladas, enfeites de pratos sofisticados ou mesmo comido puro. Seu diâmetro varia entre 3 e 10 cm, e seu formato entre a esfera e a elipse.O tomate cereja tem sido cultivado desde pelo menos o início dos anos 1800 e é presumido ter originado no Peru e Norte do Chile, esta espécie foi desenvolvida devido à necessidade de uma espécie mais adequada ao clima israelense e que o tempo entre o amadurecimento e apodrecimento do tomate fosse maior.
A produção de tomate em larga escala tem-se dado mais facilmente através da produção de mudas. E esta vem sendo feita em bandejas de isopor e tem a vantagem de facilitar a semeadura e o manuseio das mudas; permitir melhor controle sanitário e nutricional; facilitar o transporte para o local definitivo;