Tomadas e interruptores
A tomada elétrica é o ponto de conexão que fornece a eletricidade principal para um plugue macho conectado a ela. Os tipos mais comuns possuem dois terminais utilizados em circuitos monofásicos ou bifásicos. Algumas tomadas possuem um terceiro terminal, denominado “ligação de terra” ou “terra”. Outros tipos de tomadas, como a trifásica, são utilizados em setores específicos, como indústrias e fábricas.
Antes da padronização brasileira, em julho de 2011, o consumidor convivia com mais de 12 tipos de plugues e oito tipos de tomadas diferentes, o que tornava necessário o uso indiscriminado de adaptadores para a conexão dos aparelhos. Os plugues de três pinos passaram a ser utilizados em aparelhos que necessitam de aterramento, como o arcondicionado, refrigeradores e computadores.
Cada país possui suas próprias normais e tipos de tomadas e plugues. Conheça os principais tipos de tomadas que são utilizadas no mundo:
Tomada tipo A e tipo B
É o antigo padrão brasileiro, ainda utilizado nas Américas do Norte e Central e no
Japão. Este plugue é composto por dois pinos achatados e paralelos. Nos Estados
Unidos, um dos pinos costuma ser mais largo do que o outro (isso pode dificultar a conexão de um produto elétrico americano a uma tomada japonesa, por exemplo). Em alguns casos, o plugue contém também uma entrada para fio terra: um pino redondo logo abaixo das duas abas.
Tomada tipo C, E, F, J, L
Com exceção do Reino Unido, este é o padrão europeu de tomadas.
O plugue tipo C era o mais comum no Brasil antes da alteração do padrão. Possui dois pinos arredondados e paralelos. É o plugue mais comum em todo o mundo.
O tipo F, comum na Alemanha, Áustria, Bulgária, Croácia, Espanha, Estônia,
Finlândia, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Portugal, Noruega, Rússia e Suécia, possui duas de suas extremidades que são clipes usados como fio terra.
O tipo E é um plugue redondo, com dois pinos arredondados e paralelos com um