Tomada Solar
Curso de graduação em Engenharia
Disciplina: Princípios de Engenharia
Projeto: Tomada Portátil
1- Resumo:
A tecnologia apresentada nesse projeto tem como característica um avanço, que envolve a ciência, a economia, a cultura e sustentabilidade. O avanço da ciência e o surgimento de novas tecnologias trouxeram (e continuam trazendo) inúmeros ganhos à sociedade, porém, a ciência e a tecnologia por si só, não podem fazer tudo. Existe um entorno determinado pelo comportamento humano que define, e mais do que isso, impõe, estes benefícios.
Nesse contexto, o conceito da tomada solar foi criado para suprir a necessidade humana de eletricidade a qualquer hora e em qualquer lugar. Esse produto não deve ser caracterizado como uma melhoria das tomadas caseiras, mas sim como algo novo, e, por ser portátil, pode-se defini-lo como dinâmico.
A Todo tempo melhorias são lançadas e adaptadas. Porém, o que é inovador e sustentável, sempre se destaca. Esse projeto foi pensado para ser barato sustentável, e consequentemente, acessível a todos.
2- Posicionamentos do Projeto no Contexto Científico e Tecnológico.
É chamada de energia solar, toda a eletricidade que é produzida à partir da captura da luz do sol por meio de painéis solares contendo dezenas de células fotovoltaicas que convertem a luz capturada em eletricidade, que pode ser utilizada para ligar todos os tipos de eletrodomésticos convencionais.
A energia solar residencial é muito barata e ótima para o meio ambiente, já que é uma verdadeira fonte de energia limpa.
No Brasil, o mercado de energia solar obteve grandes avanços, e atualmente, duas implementações de tecnologias parecidas são utilizadas para o aproveitamento da energia solar e, consequentemente a produção de energia renovável, são elas: Gerador de energia solar residencial e o aquecedor solar de água.
O sistema de energia solar residencial é formado basicamente de um painel solar de um inversor de correntes e