tomada de decisões
Atualmente temos inúmeras possibilidades e muitas incertezas, por isso encontramos muitas dificuldades para decidir qual decisão tomar, deve-se analisar muito bem antes, comparando os riscos que corremos e o que se espera conseguir com aquela decisão pensando no futuro. Não temos como evitar a tomada de decisões, pois esta se encontra sempre a nossa frente, então o que nos resta fazer é reunir o maior numero de informações possíveis visando o seu objetivo antes de decidir.
Segundo o autor tomar decisões é fundamental, assim como identificar e selecionar a melhor ação para a finalidade de se resolver problemas ou se ter vantagens em determinadas situações, é um processo difícil e esta diretamente ligado com quem vai tomar a decisão já que conta muito as circunstancias e formas de como o decisor entende o processo decisório, que se divide em etapas que vai desde se identificar a situação, obter informações, gerar soluções, avaliar e escolher a melhor alternativa, transformando a solução em ação e avaliando seus resultados.
Não existe uma maneira exata de como atender todos os clientes, pois cada um tem seu perfil, o que podemos fazer é uma rápida avaliação e assim tentar atende-lo da melhor maneira possível.
Os principais tipos são: cliente decidido é aquele que chega já sabendo o que vai querer e não mudará de opinião, a dica é sempre deixa-lo falar a vontade, ouvindo atentamente e sendo prestativo. Cliente indeciso não gosta de tomar suas decisões sozinho e o vendedor deve estar preparado para ajuda-lo a se decidir. Cliente confuso não sabe o quer e fica indeciso diante das opções por isso deve-se ser pratico e mostrar as possibilidades que satisfarão suas necessidades argumentando de maneira simples e eficaz. Cliente apressado é sempre muito agitado e impaciente, para atendê-lo tente ser o mais claro e breve possível falando de maneira direta e fechando o negocio rapidamente. Cliente sem pressa analisa e