Tomada de decisão
1_Fundamentos da Tomada de Decisão;
2_O Processo Decisório; 3_Racionalidade e Intuição na Tomada de Decisão;
4_Estilos de Tomada de Decisão;
5_ A Tomada de Decisão Organizacional.
Fundamentos da Tomada de Decisão
• Uma decisão é uma escolha entre alternativas ou possibilidades com o objetivo de resolver um problema ou aproveitar uma oportunidade. • O conceito de tomada de decisão foi introduzido no campo da administração por Chester Barnard, em seu livro As funções do executivo. A partir desse momento o administrador passou a ser visto como alguém que não só delibera, como também põe em pratica as soluções para os problemas.
• Desde o trabalho de Barnard, a tomada de decisão passou a ser encarada como a essência do trabalho de um administrador. Cabe a ele tomar decisões sobre todos os aspectos da vida de uma organização, o que abrange as quatro funções de administração e todas as áreas funcionais da empresa (Finanças, Marketing, Recursos Humanos, Produção).
O Ambiente da Tomada de Decisão e Tipos de Decisões
Certeza
Ambiente de tomada de decisão Risco
Incerteza
Nível organizacional
Operacional Estratégico
Tipo de decisão Programada Não programada
Certeza: situação na qual toda a informação necessária para a tomada de decisão se encontra disponível. Ex: quando um administrador escolhe entre dois tipos de investimento sem risco, ele sabe, quais são os resultados esperados. Risco: situação na qual não é possível prever com certeza quais os resultados associados a cada alternativa, mas há informação suficiente para estimar uma probabilidade de que determinado evento venha acontecer. Ex: utilização de modelos probabilísticos por parte das empresas petrolíferas para decidir se devem ou não explorar determinado poço de petróleo.
Incerteza: situação na qual a informação sobre as alternativas e suas consequências é incompleta. Os administradores não conseguem estimar