Tomada de decisão
Aumento da segurança e da confiança em um momento de decisão;
Cada vez mais as decisões passam a ser tomadas de forma rápida;
Quanto maior a responsabilidade, maior é o impacto das decisões;
Essencial para momentos de crise;
Permite maior competitividade no mercado.
Uma das variáveis que mais se relaciona com o sucesso de executivos é a capacidade de tomar decisões complexas. Existem quatro grandes tipos de decisões a serem tomadas no nosso dia a dia:
1. Decisões intrapessoais ou individuais – são as decisões que só afetam o meu bem estar e o de mais ninguém, como: “ devo dormir mais 40 minutos ou levanto e pratico exercícios?”
2. Decisões interpessoais – são as decisões que afetam também o bem estar de outras pessoas, como: “ devo sair pra jantar com a minha esposa ou fico em casa vendo futebol?”
3. Decisões de grupo – precisam ser tomadas por grupos de diferentes formas e tamanho.
4. Decisões organizacionais – decisões que podem ser tomadas por pessoas ou grupos, mas que impactam as empresas e seus resultados no seu dia a dia.
Independente do tipo de decisão a ser tomada, existem dois grandes aspectos que precisam ser considerados para uma boa escolha: pessoas e processos. Pessoas impactam as decisões por seus estilos e características distintas usadas durante os processos. Já o processo de tomada de decisão pode ser usado por qualquer pessoa para melhorar o seu resultado.
Quando pensamos no fator pessoas, temos que refletir sobre quais as características de um bom tomador de decisão. Pesquisando os melhores autores sobre o tema, gostei muito da lista desenvolvida