Tomada de decisão
1. INTRODUÇÃO
Tomar decisão é a própria essência da administração e é o encargo mais característico das atividades de um executivo. Decisões são tomadas para resolver problemas. Um problema de decisão existe quando; Um ou mais objetivos precisam ser alcançados; existem várias alternativas que podem ser seguida; existe incerteza sobre qual alternativa irá otimizar os objetivos estabelecidos.
Nos trabalhos anteriores foram abordados os Problemas, a Decisão e a Decisão Racional, conceitos contidos no livro “A prática da tomada de decisão”, de André A. Abramczuk. Neste trabalho, vamos nos concentrar nas Alternativas e no Processo de Decisão, também abordados por Abramczuk.
2. ALTERNATIVAS
2.1 Conceito Alternativas são opções entre duas ou mais coisas, no livro A prática da Tomada de Decisão a alternativa é utilizada para designar uma dentre duas ou mais opções de ação que se oferecem como meios para a concretização de um fim.
As alternativas ou curso de ação ou decisões são consequências de comportamentos mutuamente exclusivas, tais como: construção de um novo armazém ou aluguel de um armazém. Para o processo de decisão, temos várias alternativas e uma única ação que irá nos levar a resolução do problema.
2.2. Alternativas genéricas e específicas As alternativas podem se caracterizar como genéricas e específicas. Esta necessita da criação de meios específicos para utilização apenas em um único fim, aquela se utiliza de alternativas que já estão