Tomada de decisão
TOMADA DE DECISÃO: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
LORENA 2013
Sumário
Introdução..............................................................................pág.03 e 04
Metodologia...........................................................................pág.04
Discussão e Resultados.........................................................pág.04
Conclusão.............................................................................pág.04 e 05
Referências...........................................................................pág.05
Introdução
O processo decisório, segundo Kurcgant e seus pesquisados, decidir significa ir além do momento da escolha, da decisão em si; escolher entre uma ou mais alternativas ou opções, com vistas a alcançar um resultado desejado. Apesar de ser, aparentemente, um processo individual, há influencia pela expectativa de reações dos outros e as conseqüências que terão para as outras pessoas.
A franca evolução das sociedades e a procura constante do equilíbrio entre o bem individual e o bem coletivo têm demonstrado, de uma forma clara, que a ética constitui-se num pilar fundamental. Ela assume, cada vez mais, a centralidade das decisões nas quais os profissionais de enfermagem se vêem envolvidos. E enquanto agentes sociais que são devem-se comprometer com a garantia de uma prestação de cuidados de qualidade aos cidadãos, afirma Mendes, 2009.
Algumas fases devem ser seguidas quando se tem uma decisão a ser tomada. Fases estas que didaticamente são descritas como: percepção do problema, definição do problema, coleta e análises de dados, redefinição do problema, procura de soluções