TOM e TLV
TEORIA ELETRÔNICA DE VALÊNCIA (TLV) Estudada por Walter Heitler, Fritz London, John Slater e Linus Pauling, é a primeira definição dada às ligações valente que levou em consideração os orbitais atômicos fundada em estudos da mecânica quântica. Trata- se de uma teoria que permite calcular os ângulos e os comprimentos das ligações. Além de descrever o compartilhamento de elétrons formando pares por meio da superposição dos orbitais atômicos (OA) em que estes elétrons se encontram, sem que haja perda de suas características individuais. Segundo a TLV, as ligações são formadas quando há uma superposição dos orbitais dos átomos e, para que esta ocorra, devem existir dois elétrons de spins contrários. Tal sobreposição acontece À medidada que os núcleos se aproximam. Quanto maior a superposição, mais forte a ligação.
CONCLUSÕES DO GRÁFICO:
Observa-se que a energia de interação diminui com o aumento da sobreposição até um momento de distância mínima. Esta energia corresponde exatamente à distância de ligação (comprimento de ligação).
Então temos uma grandeza: Grande aproximação dos átomos produz o aparecimento de forças repulsivas, geradas pelos núcleos dos átomos, que levam a umaumento de energia. Nota-se que as forças de atração entre os núcleos e os elétrons equilibram-se às forças repulsivas (núcleo-núcleo,elétron-elétron).
A imagem ilustra a ligação valente, cujos orbitais atômicos são superpostos.
Quando há a interação de