Tom Peters
O guru da administração Thomas J. Peters nasceu em 07 de novembro de 1942, é um autor americano que foca principalmente nas práticas de gestão, tendo-se tornado conhecido com o livro Em Busca da Excelência, que escreveu com Robert H. Waterman. Peters nasceu em Baltimore, Maryland. Fez a escola secundária na Severn School e a universidade na Cornell University, tendo-se graduado em engenharia civil em 1965, e obtendo um mestrado em 1966. Posteriormente, obteve o seu MBA e doutorado em gestão na Stanford Business School. Em 2004, também recebeu um doutoramento honorário da Universidade de Gestão de Moscou. Peters também serviu na Marinha Norte-Americana nos anos de 1966 a 1970. De 1973 a 74, trabalhou na Casa Branca, na administração Nixon, como consultor em abuso de substâncias (drogas). Além disso, de 1974 a 1981, Peters trabalhou na McKinsey & Company como consultor de gestão e em 1979 chegou à líder de práticas organizacionais efetivas, após o qual, em 1981, passou a consultor independente (PRADO FILHO, 2010).
Segundo Peters (1989, p. 03) “não existem empresas excelentes. O velho ditado “Se não está quebrado, então não conserte” precisa de uma revisão. Proponho: “Se não está quebrado, então você não olhou direito”. De qualquer modo conserte.”
Prado Filho (2010), afirma que a busca pela excelência não é apenas o título de seu primeiro livro, mas, tornou-se uma obsessão para Peters, afinal, ele propunha ideias simples e revolucionárias que lhe renderam uma grande exposição. O livro tem como foco soluções para resolver problemas nas empresas, dando o poder de decisão aos principais executivos responsáveis e frisando a utilização mínima de recursos. Demonstrado assim, que as empresas realmente excelentes no que fazem, podem ensinar as outras empresas o caminho para alcançar esta excelência.
Desidério (2012) salienta que, no ano de 1982, Tom Peters estava iniciando uma caminhada que o tornaria conhecido como sucessor ou continuador do autor