Tolerância dimensional
Tolerância: é a variação permissível da dimensão da peça, dada pela diferença entre dimensões máxima e mínima.
É muito difícil executar peças com as medidas rigorosamente exatas porque todo processo de fabricação está sujeito a imprecisões. Sempre acontecem variações ou desvios das cotas indicadas no desenho. Entretanto, é necessário que peças semelhantes,tomadas ao acaso, que possam ser substituídas entre si,sem que haja necessidade de reparos e ajustes. A prática tem demonstrado que asmedidas das peças podem variar, dentro de certos limites, para mais ou para menos,sem que isto prejudique a qualidade. Esses desvios aceitáveis nas medidas das pe-ças caracterizam o que chamamos de tolerância dimensional.
As tolerâncias vêm indicadas, nos desenhos técnicos, por valores e símbolos apropriados. Por isso deve identificar essa simbologia e também ser capaz de interpretar os gráficos e as tabelas correspondentes As cotas indicadas no desenho técnico são chamadas de dimensões nominais. É impossível executar as peças com os valores exatos dessas dimensões porque vários fa-tores interferem no processo de produção, tais como imperfeições dos instrumentos demedição e das máquinas, deformações do material e falhas do operador. Então, procu-ra-se determinar desvios, dentro dos quais a peça possa funcionar corretamente. São chamados de afastamentos.
Afastamentos:
Os afastamentos são os desvios aceitáveis das dimensões nominais, para mais ou menos, que permitem a execução da peça sem prejuízo para o seu funcionamento eintercambiabilidade.
As operações executadas para a fabricação de aeronaves requerem um alto grau de treinamento e precisão. Um dos principais fatores a serem levados em consideração é a tolerância dimensional. Através da tolerância dimensional pode-se determinar o comportamento de junções e obter-se o melhor desempenho para os componentes aeronáuticos.
Tolerância dimensional de um eixo e um furo
A Figura 1 mostra os