Tolerancias e ajustes metrologia
Na metrologia industrial o controle de qualidade é talvez o mais importante, se não, o mais importante.Com a finalidade de atender por si só ou de forma conjunto, as especificações de um processo conhecido como tolerâncias. Este controle visa assegurar que somente produtos que atendam as tolerâncias possam ser comercializados. Sabendo que peças produzidas apresentam imperfeições quase sempre imperceptíveis macroscopicamente. Para que na fabricação em série seja possível a substituição de peças que apresentem as mesmas especificações das originais. Sendo essa possibilidade de substituição denominada de intercambiabilidade dando condições para que um sistema mecânico cumpra suas funções sem que haja a interferência de ajuste da peça a ser montada. Com esta finalidade o conjunto de tolerância visa manter dentro de uma faixa as imperfeições sem que seja comprometida a função da peça ou conjunto.
Apesar de que a tecnologia ter evoluído muito, a possibilidade de se obter uma superfície exata ainda é impossível, Não existe um processo capaz de produzir com exatidão um numero de peças em grandes quantidades, ai a necessidade de utilizar um limite de tolerância, mesmo assim é comum peças não apresentarem exatidão. A exatidão corresponde às dimensões reais da peça e aquelas indicadas no desenho, podendo der maiores, menores ou iguais às dimensões nominais.
Sistemas de tolerância e ajustes: é um conjunto de normas, regras e tabelas que têm como objetivo normalizar e limitar as variações das dimensões e componentes mecânicos garantindo a sua funcionalidade e intercambiabilidade.
Terminologia de tolerância
As dimensões da fabricação de peças diferentes com mesmo diâmetro nominal tendo feito um experimento e considerado adequado e operando, podendo oscilar dentro de