Todos
Uma pessoa disposta as correr riscos e com espirito de empreendedor, iniciativa, liderança e vontade pode montar sua empresa.
Para as empresas sobreviventes os fatores de sucesso foram assim agrupados e resumidos:
1) Habilidades gerenciais: bom conhecimento do mercado onde atua e uma boa estratégia de vendas;
2) Capacidade empreendedora: criatividade, aproveitamento das oportunidades de negócios, perseverança, capacidade de liderança e a coragem de assumir riscos no negocio.
3) Logística operacional: a escolha de um bom administrador, uso de capital próprio, reinvestimento dos lucros da empresa, aproveitamento das oportunidades de negocio e o acesso a novas tecnológicas.
O estudo deve-se descrever como será o negocio, estrutura física, equipe gerencial, produtos, investimentos, mercado, custos, mão-de-obra etc. Com base nestes valores pode-se chegar à projeção de vendas, fluxo de caixa, taxa de retorno, etc. valores a serem investidos.
Em um pequeno negocio o bom empresário põe a mão na massa ele deve ser o líder, estar presente na empresa. Os colaboradores devem ser seus aliados, eles também têm interesse no êxito da empresa e devem ser tratados com justiça.
Pode-se fixar metas e estabelecer cobranças, mas é preciso reconhecer o esforço e o êxito, adotando-se algumas formas de recompensa. O entusiasmo deve ser sempre estimulado e na busca pelo alto desempenho, deve-se estabelecer programas de treinamento. Em resumo, treinamento e recompensa podem ser os melhores estímulos, se tratados com seriedade.
Os colaboradores podem ser da família, mas devem ser tratados como qualquer outro funcionário.
A area contábil é uma das mais criticas, pois registra a vida de uma empresa.
Um bom sistema se adapta às mais diversas situações, suprindo a administração com informações precisas e confiáveis, através de relatórios gerenciais, no tempo requerido e com informações objetivas. Um bom demonstrativo deve analisar o desempenho em