Todos
1) As concentrações iônicas são _diferentes________________ entre os meios intracelular e extracelular.
2) A concentração de K+ é __maior_________ no meio intracelular do que no meio extracelular, enquanto que a concentração de Na+ é ________menor_______ no meio intracelular do que no meio extracelular.
3) Há presença de grande concentração de proteínas aniônicas e de grupos fosfatos no meio ____________intracelular__________.
4) Os íons K+ e Na+ atravessam a membrana plasmática através dos ___canais iônicos________________________.
5) Devido ao gradiente químico, o íon K+ se move para ____fora_______ da célula e o íon Na+ se move para ____dentro_________ da célula, porém as concentrações desses íons nos meios intracelular e extracelular não se igualam por causa da ação de uma proteína de membrana chamada de ____bomba sódio potássio ATPase__________________________. Portanto, a __bomba sódio – potássio ATPase__________________ mantém os gradientes químicos de Na+ e K+ entre os meios intra e extracelulares.
6) A _____bomba sódio-potássio ATPase__________________ transporta (bombeia) simultaneamente _3__ íons Na+ para ____fora______ da célula e _2__ íons K+ para __dentro________ da célula. Esse processo consome ____energia______ que é obtida pela quebra da molécula__ATP______.
7) Efluxo é a _saída__________ de solutos da célula, enquanto que influxo é a ____entrada_________ de solutos na célula.
8) Difusão passiva é o fluxo de soluto do local de __maior________ concentração para o local de __menor_______ concentração.
9) A membrana é _mais________ permeável ao íon K+ do que ao íon Na+. Isto significa que o efluxo de K+ é ___maior_____ do que o influxo de Na+.
10) A diferença de fluxos (sentido e intensidade) dos íons K+ e Na+ acarreta uma maior ____negatividade____________ dentro da célula e uma maior ___________positividade______ fora da célula.