todos
Aluno: Paloma Garcia de Matos Santos Matrícula: 71282
Profº: Pedro Henrique
CARBOIDRATOS
Os carboidratos, também conhecidos como glicídios, sacarídios, osídeos, glucidas e açucares (quando possuem sabor doce), produzidos pela fotossíntese - com exceção a galactose que é produzida pelas glândulas mamárias dos mamíferos- são a principal fonte de energia para os seres vivos. Estes, por sua vez, possuem em sua maioria função energética e alguns função estrutural, são classificados de acordo com o tamanho e a organização da molécula.
Os de constituição mais simples são os monossacarídeos, quimicamente classificados como aldoses ou cetoses, possuem como fórmula geral Cn H2n On (exceto a desoxirribose); podem ser trioses, tetroses, pentoses, hexoses ou heptoses, quando constituídas de três, quatro, cinco, seis ou sete átomos de carbono. Devem se destacar as pentoses que estão presentes na formação do DNA e RNA, sendo desoxirribose e ribose respectivamente e ambos possuem função estrutural e as hexoses como, por exemplo, a glicose que é importante fonte de energia e é isômera a galactose. A frutose é, também, uma hexose. A ligação de 2 a 10 monossacarídeos resultam nos oligossacarídeos. Os mais importantes são os dissacarídeos, resultado da ligação glicosídica entre dois monossacarídeos. A sacarose, por exemplo, é formado pela ligação de Glicose com frutose e está presente na cana de açucar, a lactose é formada pela ligação da glicose com a galactose e a maltose resultado da ligação de duas glicoses .
Centenas ou milhares de monossacarídeos unidos geram os polissacarídeos, que são classificados como homopolissacarídeos e heteropolissacarídeos. Podemos destacar alguns polissacarídeos como a celulose, que possui função estrutural no vegetal e nao pode ser digerida no ser humano , glicogênio que é formado apenas por glicoses e é a reserva energética nos