Todos
(Fuvest – SP) – Assinale a frase gramaticalmente correta.
Escolher uma resposta. a. Não sei por que discutimos. b. Ele não veio por que estava doente. c. Mas porque não veio ontem? d. Não respondi porquê não sabia. e. Eis o porque da minha viagem.
Question 2
Notas: 1
Assinale a alternativa em que o núcleo do sujeito foi incorretamente destacado.
Escolher uma resposta. a. Muitas crianças vieram à festa. b. Alguns viajantes estiveram aqui. c. Perto da ponte desceram alguns turistas. d. O rapaz da loja veio chamar-me. e. O tempo passava monotonamente.
Question 3
Notas: 1
(CESCEM) Sentou-se ___ máquina e pôs-se ___ reescrever uma ___ uma as páginas do relatório.
Escolher uma resposta. a. à / à / à b. à / a / a c. a / à / à d. à / à / a
Question 4
Notas: 1
(ITA) Determine o caso em que o artigo tem valor qualificativo:
Escolher uma resposta. a. Muito é a procura; pouca é a oferta. b. Procure-o, ele é o médico! Ninguém o supera. c. Estes são os candidatos que lhe falei. d. Certeza e exatidão, estas qualidades não as tenho. e. Os problemas que o afligem não me deixam descuidado.
Question 5
Notas: 1
Assinale a alternativa em que o uso da crase é obrigatório:
Escolher uma resposta. a. Todos, às vezes, precisam ficar bêbados, e por isso bebem. (R. Braga) b. (...) evitei acompanhar Dr. Siqueira em suas visitas vespertinas à nossa bem amada. (J. Amado) c. Um rapazito de paletó entrou na rua e foi perguntar à Machona pela Nhá Rita. (Aluísio Azevedo) d. Mas o peru se adiantava até à beira da mata. (G. Rosa)
Question 6
Notas: 1
(Univ. do Amazonas) – Observe o termo destacado na seguinte frase: “A porta do armazém fora encontrada aberta, sem o menor vestígio de violência, caixas com fazendas abertas e a gaveta que continha o dinheiro arrombada.” (Domingos Olímpio). O termo arrombada exerce a função sintática de:
Escolher uma resposta. a. aposto b.