Todos
O PVC é particularmente atraente para a fabricação de tubos e perfis para a construção civil, não só por suas propriedades mecânicas, como pelo fato de adquirir, com a presença de aditivos, inúmeras características que o diferenciam de outros polímeros.
A maioria dos produtos fabricados em PVC duram em média mais de 50 anos, o que o torna um material durável ou de longa vida útil, além de ser reciclável, sendo, por essas características, utilizado principalmente na construção civil.
Fórmulas
O PVC é um polímero obtido a partir do cloreto de vinila, um monômero formado pela reação de cloro (57% em peso do polímero) e eteno (43% em peso).
Monômero Polímero
Materiais Fabricados
A descoberta do PVC poli (cloreto de vinila), ocorreu em 1872, por um cientista chamado Baumann, que observou a formação de um pó branco ao expor um gás, o cloreto de vinila (VC), à ação dos raios solares durante vários meses em recipiente fechado. No entanto, foi somente em 1931, na Alemanha, que surgiu o interesse comercial por esta nova resina e consequentemente teve inicio a sua produção industrial.
Em termos de comercialização, é uma das 3 resinas de maior volume de produção entre os inúmeros polímeros e copolímeros vinílicos. A divisão do consumo de PVC por aplicação, no Brasil, em 2007, é resumida em: 44,2% para tubos e conexões; 16,2% para laminados e espalmados; 4,7% em embalagens (filmes e frascos); 5,9% em fios e cabos; 15,7% em perfis para construção civil; 6,2% em calçados; 2,1% em mangueiras e 5,0% em outras aplicações específicas, segundo os fabricantes de resinas de PVC Braskem e Solvay Indupa.
O PVC é um pó branco, em estado sólido à temperatura ambiente; inodoro ou de odor brando e quimicamente estável, não ocorrendo decomposição ou reação com outros produtos em condições normais, o que o classifica como não corrosivo, não explosivo ou não inflamável.
Um dos piores problemas de