Todos
Aluno: Nuno Ricardo Marques Rodrigues nº18 11ºI
Prof.: Pedro Jesus
Índice
Considerações iniciais____________________________________________1
Introdução ______________________________________________________2
A atitude anímica no Romantismo (Porque se pode afirmar que o período__3 artístico do romantismo refere-se a uma atitude anímica susceptível de se manifestar de diferentes modos?)___________________________________4
Conclusão ______________________________________________________5
Considerações finais______________________________________________6
Bibliografia _____________________________________________________7
Considerações Iniciais
Com este trabalho realizado no âmbito da disciplina de História e Cultura das Artes, no qual temos de responder à pergunta proposta e desenvolvida neste mesmo trabalho, pretendo mostrar alguns conhecimentos e assim sendo a resposta á pergunta tema deste trabalho.
De forma a que não só eu, mas também todos os respectivos leitores que venham a ler este mesmo trabalho, fiquem esclarecidos sobre o conteúdo aqui exposto.
Introdução
O Romantismo surge, na mesma altura que a revolução industrial, como movimento cultural na Europa e nos Estados Unidos da América na segunda metade do século XVIII, baseando-se em três princípios: o individualismo, subjectivismo e a intensidade.
Contra as ideias clássicas os artistas deram mais importância á imaginação, á originalidade e á expressão individual.
Este movimento contrapõem-se á revolução industrial através das paisagens bucólicas em vez do ritmo e rapidez da revolução industrial.
A atitude anímica no Romantismo
Porque se pode afirmar que o período artístico do romantismo refere-se a uma atitude anímica susceptível de se manifestar de diferentes modos?
O romantismo é um movimento que surge do conjunto de vários estilos, desde o gótico, o bizantino até o árabe. Apesar de ser um