Todos somos corruptos
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA - ESEBA
DISCIPLINA: PORTUGUÊS
DANILO PEREIRA MIRANDA
9º ano “B”
CORRUPÇÃO
UBERLÂNDIA - MG 2015
A corrupção regride nosso país
Danilo Miranda
A crise em nosso país e escândalos em empresas por desvios de dinheiro e recibo de propina, ressurgiu “na boca do povo” a corrupção no Brasil. O termo entende-se como: ação ilícita, realizada pelo Homem, com o intuito de tirar proveito do outro para si.
Como pode um país com a 7ª (sétima) maior economia do mundo, ser tão inferior em relação a outros países quando analisado em outros quesitos, como, educação/escolaridade, taxa de mortalidade infantil, saúde publica e outros? Se há tanto dinheiro, por que não investir nesses setores? Cidadãos mais esclarecidos sabem que, boa parte dos nossos dinheiros pagos em impostos, que deveriam ser investidos na nossa saúde, educação e outros setores públicos, acabam nas mãos, de forma ilegal, de políticos corruptos.
Mas sabemos que a Corrupção não ocorre só no poder público e em meios relacionados a este, a corrupção extravasa para todas as áreas. É um vício que se generaliza com facilidade, faz adeptos e cúmplices. Sem dúvida, é difícil acabar com a corrupção, que sempre existiu, ainda mais no nosso país, por não haver uma educação com este objetivo. Mas é possível diminuí-la, combatê-la. Sabemos que, além dos escândalos públicos, como, o caso do mensalão, Petrobras e outros, muitos não são notados e/ou esclarecidos, e passam despercebidos por nós e na medida em que os recursos destinados a financiar hospitais, escolas, saneamento básico e outras necessidades primárias são desviados, “debaixo de nosso nariz”, e não tomamos qualquer atitude, também temos nossa parcela de culpa, por uma simples questão de omissão.
Corrupção não esta vinculada apenas a dinheiro, e o que poucos sabem, é que todos nós somos e/ou já fomos corruptos alguma vez. Uma simples fila que não respeitamos a ordem e passamos a frente do