todos os tipos de ostomias
Uma ostomia é uma abertura criada no abdômen através da superfície da pele para a descarga de resíduos do corpo. Ele substitui o sistema usual de eliminação. Uma ostomia é criado durante a cirurgia para manter a função normal do corpo sem reto, cólon doente ou bexiga urinária.
A abertura é chamada de estoma - a partir da palavra grega que significa boca
- e os resíduos do corpo é liberado em um saco especial, muitas vezes chamado de um aparelho.
Há um número de diferentes tipos de cirurgia de ostomia, os três tipos principais, sendo colostomia, ileostomia e urostomia (desvio urinário). O cuidado no dia-a-dia e de gestão é diferente para cada tipo.
Um estoma pode ser formado como uma medida temporária, como parte de outros procedimentos cirúrgicos, e pode ser revertida depois de várias semanas ou meses.
Uma pessoa com uma ostomia é muitas vezes conhecido como um ostomizado. Há cerca de 6.500 pessoas com uma ostomia na
Nova Zelândia, constituídos de colostomates (66%), ileostomates (21%) e urostomates (13%).
Uma colostomia é uma abertura artiicial no cólon (intestino grosso), que é trazida à superfície do abdómen. Pode ser necessária devido ao cancro do intestino, doença diverticular, uma condição congénita ou por causa de lesão interna.
A descarga a partir de uma colostomia irá variar em consistência e frequência, dependendo da sua localização no cólon e os tipos de alimentos consumidos.
Uma ileostomia é criado por trazer parte do íleo (intestino delgado), através de uma abertura no abdómen e é normalmente feito quando o cólon (intestino grosso) é doente, exigindo a remoção completa, ou para descansar uma parte do intestino grosso.
Descarga de uma ileostomia é bastante constante e muitas vezes aguado e contém enzimas digestivas .
Um urostomia (por vezes chamado um desvio urinário ou conduta ileal) é formado quando a urina deve ser desviado da sua rota usual para fora do corpo, para a superfície do abdómen. A bexiga