todo ser é pessoa
O tema a ser discutido é bastante polêmico, pois envolve princípios religiosos, e ate princípios da própria pessoa humana,o que ela considera ou não pessoa.Porém, nesta tese irei expressar minha opinião em relação este tema cheio de vertentes e controvérsias perante a sociedade .
Minha posição sobre o tema é afirmativa, todo ser humano pode sim ser considerado pessoa pois o cristianismo (religião em que sigo) prega que todo ser humano é pessoa, com dignidade inviolável, porque é filho de Deus. Afinal, a vocação natural do ser humano é se tornar pessoa, sendo assim compreendido por ser o sujeito da sua historia e graças a sua presença no mundo, ele determina a orientação, o objetivo e o sentido de sua existência individual e coletiva e isso o caracteriza como pessoa, com isso podemos concluir que, “Ser pessoa” é o valor central humano cujo significado é vida. Nesta definição de vida entram mais discussões sobre o tema, onde é colocado em questão os valores de nascituro,comatoso e amental ,e embrião.
O nascituro encontra sua origem no latim nascituru, que significa "aquele que há de nascer". Atualmente, nascituro é o nome que se dá ao ser humano já concebido e que se encontra ainda no ventre materno, esses tem seus direitos garantidos se tornando assim sujeitos de direitos e como expõe o doutrinador Miguel Reale diz que "todo sujeito de direitos é também uma pessoa.".
O comatoso e o amental são pessoas, sendo sujeitos dotados de direitos da personalidade. O simples fato de um sujeito não possuir desenvolvimento mental completo ou apresentar uma enfermidade ou deficiência mental que lhe retira o necessário discernimento para a prática dos atos da vida cível, não lhe suprime os direitos da personalidade.
O embrião apresenta todas as potencialidades genéticas para expressar um fenótipo e um genótipo humanos, entretanto, somente se estiver dentro de um útero receptivo, o qual lhe dará as possibilidades de sair da condição de vida