Todo ser humano é pessoa?
Júri simulado:
Todo ser humano é pessoa?
Dossiê: Todo ser humano é pessoa?
Todo ser humano pode ser considerado uma pessoa? Todo ser humano vivente, mesmo aquele que ainda se encontra em desenvolvimento no ventre de sua mãe, que não se caracterizou como um ser completo, pode ser considerado pessoa? E o que viria a ser uma pessoa? Entendemos que “ser pessoa” é uma construção do ser humano.
1ª Argumentação
O substantivo “pessoa”, que se originou na Grécia antiga, advém do Latim persona, que remete a ideia de atuar; a ideia de desempenhar papéis, ou seja, papéis representados por um ator. Este termo era muito usado por atores gregos enquanto atuavam. “Pessoa” pode ter significações diferentes em variados ramos do conhecimento, que muitas das vezes se contrapõem entre si. Para alguns filósofos, pessoa é denominada como sendo um ser que detém de autoconsciência, ou seja, consciência das próprias motivações e dos próprios conflitos. Na Sociologia, toda pessoa é por natureza um animal social, pois ele necessita viver em sociedade, o que torna importante relembramos das aulas de Sociologia e os conceitos de “papel social” e “status social”. Se reconhece um ser como pessoa quando ele passa a desempenhar papéis sociais. Quando se insere na sociedade. Quando tem o entendimento dos fatos e situações que o rodeiam. Quando compreende sua existência individual e coletiva.
No aspecto Jurídico, como doutrina Maria Helena Diniz, pessoa passou a designar o ser humano possuidor de direitos e deveres. Mas, Será que todos os seres humanos são possuidores de DIREITOS e deveres? Será que o fato de uma lei garantido tais DIREITOS já resolve o problema? A lei tem um papel importante na promoção desse valor, mas deve ir além do texto legal; Quando se trata de um tema tão controverso, é preciso se afastar de uma visão meramente objetiva e simplista dos fatos, pois nossa realidade aponta para a ausência desta isonomia. O