TODDLERS & TIARAS
As crianças e a influência da mídia
Pequenas Misses – Influência da mídia nos padrões de beleza das crianças
Projeto de final de semestre para avaliação do curso de Metodologia da pesquisa, Nível superior da Escola superior de Propaganda e Marketing
Orientador: Prof. Tatsuo Iwata
Rio de Janeiro
2013
O tema escolhido para o trabalho foi as crianças e a influencia da mídia, como subtema escolhemos a influencia da mídia nos padrões de beleza das crianças.
Esse estudo investiga a interferência da mídia nas atitudes das crianças do sexo feminino, que habitam principalmente as grandes cidades globais, com idades entre 4 a 12 anos, que através de programas veiculados pela tv tem sua concepção de beleza influenciada desde muito cedo.
Buscaremos aprofundar o tema em variáveis como a expectativa X frustações, tanto dos pais quanto das crianças; consequencia positiva X consequencia negativa da mídia; a concepção de beleza natural X artificial para as crianças.
Acreditamos que o tema é relevante porque esta industria cresce cada vez mais, já que as crianças são presas fáceis das industrias de consumo, por exemplo, o mercado Brasileiro de coméstico para crianças (Dados Euromita) ocupa o segundo lugar do ranking mundial, levando em consideração a população de 50 milhões de consumidores infantis brasileiros, representando 29,6% da população do Brasil. No Brasil, existem 2 consursos infantis de beleza por ano, as crianças das novelas na maioria das vezes são mini-adultos, e a muitos dos programas infantis contém conteúdos impróprios, uma vez que as crianças não tem filtro, nem senso crítico na hora de receber essas informações.
Numa escala mundial, exite um programa de concurso de beleza infantil americano chamado “Toddlers & Tiaras” transmitido pelo canal TLC, este já está no ar a mais de 6 anos e no ano de 2012 teve a audiencia de 1.544 milhões de telespectadores. Este é um dos programas mais polêmicos dos