Tocville
1358 palavras
6 páginas
Marcos Roberto RosaFaculdade Municipal de Palhoça
Ciências Políticas
17/06/2009
Prof. Emerson Martins
Roteiro de estudos – “Tocqueville: sobre a liberdade e a igualdade”. WEFFORT, Francisco C.. Os
Clássicos da Política. 5ª edição. Ed. Ática. Págs. 151-188.
Tocqueville fala da questão da liberdade e da igualdade e fala, também, de democracia, um tema herdado do jusnaturalismo e do contratualismo.
É através da discussão da questão da liberdade e da igualdade que Tocqueville vai procurar explicar o desenvolvimento sociopolítico das várias realidades por ele estudadas.
Procurando analisar o que ocorria em diversos países europeus e nos Estados Unidos, Tocqueville trabalha com a especificidade dessas realidades, considerando tanto a história política e social de cada um quanto as várias contradições do presente, tentando por vezes até realizar prognósticos para o futuro.
Democracia: um processo universal
Em Tocqueville a preocupação fundamental é claramente expressa através de interpretações sociopolíticas, quando busca encontrar a possível coexistência harmônica entre um processo de desenvolvimento igualitário e a manutenção da liberdade.
Tocqueville enfrente assim o desafio lançado pelos contratualistas clássicos, ao tratarem a questão da liberdade e da igualdade como categorias não contraditórias de um mesmo todo. Faz Tocqueville dessa problemática a luta de sua vida. Sua questão central será sempre: o que fazer para que o desenvolvimento da igualdade irrefreável não seja inibidor da liberdade, podendo por isso vir a destruí-la?
Tocqueville identifica igualdade como democracia, procura entender a questão da liberdade e da igualdade, onde, acredita, elas não foram contraditórias, onde a democracia se realizava com liberdade.
Ao elaborar esse conceito de democracia, Tocqueville acaba por apresentá-lo como um processo de caráter universal, o processo democrático que ele define como um constante aumento da igualdade de condições diz