TOC Transtorno
O TOC é uma doença crônica, que atinge igualmente a ambos os sexos e que inicia na maioria dos casos, na infância ou na adolescência, tendo inicio mais precoce nos homens. O surgimento dos sintomas após os 50 anos está geralmente associado a distúrbios neurológicos.
Até meados da década de 80 o TOC era considerado uma doença rara e, somente após estudos mais recentes, passou-se a dar maior importância ao transtorno e as doenças relacionadas a ele. Atualmente, apesar das diferenças existentes entre alguns estudos, podemos estimar a prevalência do TOC entre 1 a 3% da população.
Pelo sofrimento que causa ao paciente e aos familiares, bem como pelos prejuízos que acarreta na vida do individuo, o TOC representa uma doença de grande importância para a saúde publica, situando-se entre as 10 doenças (de todas as especialidades) que tem maior impacto sobre a incapacitação social.
O TOC pode manifestar-se sob várias formas clinicas, sendo mais freqüente a ocorrência simultânea de obsessões e compulsões, embora existam pacientes só obsessivos e, mais raramente só compulsivos. Entre os sintomas mais comuns são citadas as obsessões de contaminação e agressão e as compulsões de limpeza e verificação, que tem se mostrado como sintomas universais do TOC, independentemente de diferenças geográficas, históricas, étnicas, culturais e econômicas.
Obsessões:
Obsessões podem ser definidas como eventos mentais, tais como pensamentos, idéias, impulsos e imagens, vivenciados como intrusivos e incômodos. Como produtos mentais, as obsessões podem ser criadas a partir de qualquer substrato da mente, tais como palavras, medos, preocupações, memórias, imagens, músicas ou cenas.
Obsessões de agressão: medo de se ferir ou de ferir os outros, medo de imaginar cenas violentas, medo de dizer obscenidades involuntariamente, medo de roubar ou furtar, medo de ser responsável por algo de terrível que aconteça.
Obsessões de contaminação: