Toc - transtorno obsessivo compulsivo
TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo
Transtorno obsessivo compulsivo, comumente conhecido como TOC, é um distúrbio psicológico de ansiedade. Sua principal característica é a ocorrência de pensamentos obsessivos, e a única forma do portador de TOC conseguir diminuir a ansiedade gerada por esses pensamentos, é realizando rituais. Em geral, esses rituais tendem a se desenvolver principalmente nas áreas de limpeza, checagem, contagem, organização, simetria, colecionismo e podem ter variação dos sintomas com a evolução da doença.
As causas do TOC ainda não foram bem estabelecidas, mas acredita-se que haja uma alteração na comunicação entre áreas cerebrais responsáveis pelo uso da serotonina, fatores psicológicos e histórico familiar também estão no rol de fatores que causam o TOC. Preocupação excessiva com limpeza, segurança, higiene pessoal, pensamentos agressivos sobre morte, acidentes e doenças são exemplos clássicos de sintomas do transtorno obsessivo compulsivo.
O tratamento do transtorno pode ser feito de forma medicamentosa ou não, dependerá da gravidade da doença, os únicos medicamentos que funcionam são antidepressivos inibidores da recaptação de serotonina. Mas a terapia cognitivo-comportamental também é uma abordagem com eficácia comprovada sobre a doença, tendo por principio básico expor o paciente à situação que gera a ansiedade.
Com a evolução das técnicas de psicoterapia e dos medicamentos, a grande maioria dos portadores de TOC reage bem ao tratamento, salientando a importância em procurar ajuda logo cedo, mesmo com a relutância de algumas pessoas em buscar tratamento, o TOC é uma doença séria que pode gerar muita tormenta na vida do portador e das pessoas ao seu redor, pois dificulta a vida social e profissional dos que lidam com esse