To bolado
Com o fim da Segunda Guerra o mundo possuía uma nova configuração, essa mesma que iria originar a Guerra Fria. Enquanto o EUA possuía influência nas áreas capitalistas a URSS ficou com a área onde estava presente seu Exército Vermelho. Nenhuma das duas potências tentava expandir sua influencia com o uso da força militar, o que acabou gerando um equilíbrio de poder desigual que era aceitado por ambas as partes. Existiram casos onde ocorreram várias zonas de ocupação, principalmente na Alemanha que teve seu território dividido em várias zonas e teve sua capital Berlim dividida entre capitalista e socialista.
Dessa forma o confrontamento surgiu da paranoia infundada dos dois lados. A URSS sabia da precariedade de sua defesa e de sua posição e via uma ameaça, no poder global norte-americano, já os EUA viam a precariedade e insegurança da Europa Central e da Ásia e temiam a projeção soviética nessas áreas vulneráveis. Assim foi proposta nos EUA a política de contenção da URSS.
Diante dessa política adotada pelos EUA, a URSS se defendeu a partir da intransigência. Tanto norte-americanos como soviéticos