Tms e logistica primaria
"O TMS é uma ferramenta que atende o transporte com redução de custos de abastecimento e distribuição, melhor controle das operações e elevação do nível dos serviços". Composto de diversos módulos integrados, o sistema disponibiliza funcionalidades que permitem um melhor gerenciamento das operações de transporte em embarcadores (indústrias), transportadoras, agentes de carga, operadores logísticos e outras empresas que operam com transporte ou distribuição de cargas. O sistema controla com rigor pontos críticos do processo de transporte como as negociações de frete, emissões de documentos legais, expedição das cargas, rastreamento, conferências dos documentos, monitoração das ocorrências de transportes, acompanhamento do nível de prestação de serviço entre outras. Contudo, a implantação de uma ferramenta de TMS precisa ser planejada. Na maioria das vezes se faz necessário a adequação dos processos organizacionais da empresa para que os resultados esperados sejam atingidos de maneira otimizada.
As funções básicas do TMS são: preparação, execução do transporte, controle de carregamento do veículo, controle de distâncias e rotas percorridas e pagamentos de fretes. O sistema cuida da coleta e entrega da carga, garantindo que sejam feitas respeitando os prazos diferenciados de cada cliente. Controla também os contratos com terceiros e a documentação da carga, registrando as ocorrências relacionadas com as operações de transporte. Viagens, veículos e motoristas são igualmente monitorados. O sistema gera ainda notas fiscais e conhecimentos e controla as movimentações econômicas e financeiras, fazendo com que nenhum frete seja pago sem ser conferido pelo sistema. Além disso, o TMS opera com sistema EDI (Eletronic Data Interchange), que permite a troca eletrônica de documentos entre a empresa, seus clientes ou fornecedores.
Importância - "Para se ter uma ideia da importância da aplicação do TMS dentro de uma empresa é preciso saber quanto representa o custo do