Tmp 10981 Atps De Filosofia 934826303
599 palavras
3 páginas
ANHANGUERA EDUCACIONALGUARULHOS
PEDAGOGIA
Educação e Diversidade
Clóvis Jose
NOME: RA
Denise Andrade da Ponte Alves
Mariana Rezende vinagre
Wellen Priscila Martins
SERIE: 1° TURMA: A
PERIDO: NOTURNO SALA: 213
GUARULHOS
2015
SUMÁRIO
1. Concepção existencialista,naturalista e históricos- social da educação.ideal iluminista da educação: Rousseau, Kant,Pestalozzi, Herbart e Nietzsche. 1. A pedagogia nos século XVII e XIX
Elaboração dos aspectos sócio- históricos no século XVII e XIX na educação atual.
2. Desafios da educação para o século XXI
5 Desafio educacionais no século XXI
3 Questionário
2. Bibliografia
Concepção essencialista, naturalista e históricos- social da educação.ideal iluminista da educação: Rousseau, Kant,Pestalozzi, Herbart e Nietzsche.
Concepção Essencialista : A afirma a presença de uma essência humana, um modelo a ser atingido com a educação. Nessa perspectiva, o educador define de antemão o que constitui a essência humana, para saber que tipo de adulto se quer formar.
Naturalista: sustenta que o ser humano está sujeito às forças da natureza, tornando-se incapaz de gerir seu próprio destino. Trata-se de uma concepção determinista e mecanicista do homem.Todo o processo pedagógico é minuciosamente pensado para atingir objetivos previamente determinados., é procura descobrir como a natureza "funciona", considerando as relações de causa e efeito pretende buscar o conhecimento objetivo.
História-social a essência do homem não é uma abstração inerente ao indivíduo isolado. Na sua realidade, ela é o conjunto das relações sociais”, ou seja, o homem se constrói em suas relações dialéticas com e no mundo: “Se o homem é formado pelas circunstâncias, será necessário formar as circunstâncias humanamente” ou ainda “as circunstâncias