tjgyk

1054 palavras 5 páginas
2.2 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
De acordo com Chiavenato (2004), por volta de 1842, os EUA implantou relatórios em seu serviço Publico Federal para avaliar no desempenho de seus funcionários. Somente após a Segunda Guerra Mundial a Avaliação de Desempenho teve uma divulgação entre as empresas.
Bergamini (2010), esclarece que em épocas passadas de permanência e estabilidade a Avaliação de Desempenho podia ser feita por esquemas burocráticos. Com o passar do tempo a rotina burocrática deu espaço a inovação e a necessidade de aplicar valor a organização e as pessoas que delas exercem função e dela se servem.
Araujo (2009) Trata-se, que a Avaliação de Desempenho é uma atividade muito ampla que existe no Brasil a mais de 50 anos e geralmente com uma metodologia simples. O entendimento era ligar o salário ao desempenho, recompensando devidamente o bom trabalhador e tentando motivar o trabalhador com menor rendimento.
Segundo Lucena (1992), a globalização desse processo de mudança identifica inúmeras variáveis: avanço da tecnologia, complexidade das relações, incertezas econômicas, contradições políticas e sociais , questionamentos dos hábitos de vida e dos valores, posicionamento ecológico, confrontações ideológicas do mercado. Tudo isso ocorre sem responder a uma ação de objetivos de melhorias e cooperação. O sistema de avaliação apresenta alguns problemas, um deles é conhecido como “vícios de julgamento” que dão origem as críticas. São efeitos que podem estar presentes de duas formas Conscientemente, quando o avaliador vicia em um resultado. Inconscientemente, quando o avaliador toma as mesmas atitudes já tomadas, porém sem a intenção dolosa.Marras(2000)
Bergamini (2010), sita, que quando se fala em Avaliação de Desempenho, é necessário antes fazer algumas perguntas, como: Por que avaliar o desempenho? Por que no geral o sistema de Avaliação de Desempenho tem vida curta nas organizações? Por que fracassamos muitas vezes antes mesmo de começar, de boas

Relacionados