Titulos privados
O que é o código ISIN?
A Norma ISO 6166 ou ISIN (International Securities Identification Number) foi criada visando a estabelecer uma padronização internacional na codificação de títulos financeiros, atribuindo a cada ativo um código único de identificação.
A BM&FBOVESPA é a agência numeradora brasileira, única instituição autorizada a atribuir ISINs a títulos financeiros no Brasil.
O código ISIN fornece uma estrutura uniforme para a identificação de títulos, contribuindo para a automatização das atividades dos investidores e agilizando as rotinas de back office.
A BM&FBOVESPA, assim como as agências numeradoras dos outros países, atribui o código ISIN de acordo com a seguinte estrutura. código alfanumérico com 12 caracteres; um prefixo, composto de 2 caracteres alfabéticos, que identifica o código do país (Norma ISO 3166); a identificação básica do ativo, composta por 9 caracteres alfabéticos/numéricos; um dígito de controle.
Na estrutura criada para os títulos brasileiros, como deve ser interpretado o código?
O código para os títulos e valores mobiliários brasileiros apresenta a seguinte estrutura:
BR AAAA BBB CC 7
Os dois primeiros caracteres (BR) identificam o código do BRASIL.
Os quatro caracteres (AAAA) são alfanuméricos e identificam o emissor.
Os três caracteres (BBB) são alfanuméricos e identificam o tipo de ativo, podendo ter seqüência automática na segunda posição (Seqüência 1) e na terceira posição (Seqüência 2) ou não ter qualquer seqüência.
Os dois caracteres (CC) são alfanuméricos e identificam a espécie, quando se tratar de ações, ou representam uma seqüência automática, para identificar cada emissão de título e valor mobiliário, quando se tratar de outras categorias.
O último caracter (7) é o dígito de controle.
Veja os exemplos abaixo:
Renda Variável
BRPETRACNPR6
BR = Brasil
PETR = Petróleo Brasileiro S/A PETROBRAS
ACN = Ações Nominativas
PR = Preferenciais
6 = Dígito de Controle
Renda Fixa