Titulometria
1.1. Objetivos Gerais
• Determinar íons de cloreto pelo Método de Mohr
• Determinar íons de Ag+pelo Método de Volhard
• Determinar íons de cloreto pelo Método de Fajans
1.2. Objetivos Específicos
• Calcular as concentrações das soluções de Cl-e Ag+
• Escrever as reações químicas envolvidas em cada método, inclusive as dos indicadores
• Discutir em que se basei a detecção dos pontos finais das titulações nos 3 métodos utilizados na prática.
2. INTRODUÇÃO
2.1. Volumetria de Precipitação
Os métodos volumétricos que se baseiam na formação de um composto pouco solúvel são chamados de titulações de precipitação. Para que uma reação de precipitação possa ser usada, é preciso que ela ocorra em um tempo curto, que o composto formado seja insolúvel e que ofereça condições para uma boa visualização do ponto final.
Infelizmente estas condições somente são alcançadas em poucas reações, devido a falta deum modo adequado de localizar o ponto de equivalência, por outro lado, em algumas reações este ponto pode ser identificado pela simples visualização do momento em que deixa de ocorrer a precipitação.
Um obstáculo que surge ao efetuar uma volumetria de precipitação é que não há existênciade indicadores gerais. Assim, nas volumetrias de precipitação, os indicadores utilizados sãoespecíficos de cada titulação, dependendo da reação química que lhes serve de base.
Entre os métodos volumétricos de precipitação, os mais importantes são os que empregam solução padrão de nitrato de prata (AgNO3). São chamados de métodos argentimétricos e sãousados na determinação de haletos e de alguns íons metálicos. Para a determinação do ponto final, podemos utilizar três métodos: Método de Mohr, Método de Volhard e Método de Fajans.
2.1.1. Método de Mohr
Dentre os métodos volumétricos de precipitação, os mais importantes são os que empregam solução padrão de nitrato de prata. São chamados de métodos argentimétricos e são amplamente