Titulo
As sondagens mais dispendiosas são aquelas que não são realizadas. A não realização de sondagens, seguramente vai acarretar aumento de custos e riscos de ruína para a futura obra.
O preço para execução das sondagens, de um modo geral, é definido por:
1 - Mobilização e Desmobilização de equipe e equipamentos;
2 - Custo de metro linear perfurado (sondagem mecânica);
3 - Custo de bases (extensões) ou caminhamentos (sondagem geofísica);
4 - Instalação por furo;
5 - Execução de plataformas em encostas;
6 - Execução de plataformas ou flutuantes em espelhos d'água.
No planejamento das sondagens também deve ser considerado o tempo gasto na sua execução, bem como a época de sua realização, se durante o projeto ou a obra, algumas áreas, face às dificuldades de acesso, só possibilitem a execução das sondagens durante a execução da obra.
Equipamintos
O equipamento padrão para execução de sondagens à percussão com circulação d’água compõe-se principalmente das seguintes peças: Torre desmontável, com quatro pernas de 5m de comprimento, de tubo de aço, sem costura, com 2” de diâmetro interno e 5mm de espessura mínima de parede. Acompanha a torre, sarilho e roldana. A roldana terá eixo de aço de 1” de diâmetro sobre rolamento de esferas; Conjunto moto-bomba constituído por: bomba d’água com entrada e saída de 2”, com vazão mínima de 70 L/min, conjugada com motor à gasolina, diesel ou elétrico, com potência da ordem de 6,5CV e pressão também da ordem 70 Kg/cm2 , montado sobre esquis e/ou rodas. Caixa ou reservatório d’água com capacidade de armazenar cerca de 200L; ! Haste-guia (do peso batente), com 1” de diâmetro interno e 4mm de espessura mínima; ! de parede, com cerca de 1,12m de comprimento; Peso batente de 65 Kg; Cabeça batente, com rosca especial, confeccionada em aço de 95% a 100% de carbono