Titulo
Aspectos naturais
A maior parte do Japão está situada em cima da Placa Okhotsk, que por muito tempo foi considerada parte integrante da placa Norte-Americana. Além da formação de cadeias montanhosas, essa localização torna o Japão um país com altos níveis de instabilidade tectônica, com a presença de vulcanismo ativo, fazendo parte de uma zona conhecida como Círculo de Fogo do Pacífico, que concentra os maiores vulcões em atividade do planeta como já foi mencionado.
O Monte Fuji é o vulcão mais conhecido, pois é um símbolo do Japão, situado na porção central da ilha de Honshu, ponto culminante do pais (50 vulcões ativos aproximadamente). No Japão há muitos ciclones que resultam no intenso aquecimento da superfície de um oceano ou mar, amplificando o processo de condensação da água. Outras características físicas importantes no Japão e que calcula-se mais de 65% do território japonês seja coberto por florestas.
Mesmo com estudos fundamentados em séculos de observação e alto nível de pesquisas geológicas, é praticamente impossível prever um grande terremoto com uma antecedência que permita a evacuação preventiva das áreas. Os danos provocados pelos terremotos de grande magnitude são igualmente imprevisíveis, como o tremor de 8,9° na escala Richter ocorrido no dia 11 de março 2011 que desencadeou um