titulo
Definição: disponibilidade de uma articulação em ser movimentada ao longo de toda a amplitude natural do movimento. É uma característica própria de cada articulação, e depende não só desta como também do seu tecido circundante, nomeadamente ligamentos, músculos e tendões. É parcialmente condicionada pelo componente genético do indivíduo. Diminui progressivamente depois de acabar o desenvolvimento músculo-esquelético.
Para que servem: Uma boa flexibilidade num atleta proporciona um melhor desempenho em seu treinamento de força, em sua performance, pois melhora a amplitude dos movimentos, no alívio de tensões provocada por uma musculatura tensa e muito contraída entre outros benefícios.
De que maneira podem ser trabalhadas com crianças: As crianças devem ser educados no sentido de terem consciência dos limites articulares, toda a realização do exercício deverá ser lenta, suave e sem insistências, evitando-se grandes velocidades e sem cargas adicionais, o treino da flexibilidade deve ser incluído em praticamente todas as sessões de treino, independentemente do desporto praticado.
Resistência
Definição: Capacidade de prolongar um determinado trabalho pelo maior tempo possível. A resistência depende de alguns fatores, como: habilidade para executar determinado movimento exigido, força muscular, velocidade, etc.
Para que servem: Aumenta força e massa muscular, diminuindo o percentual de gordura, aumentando a flexibilidade, melhorando a capacidade aeróbia e anaeróbia, enfim melhorando seu condicionamento físico geral.
De que maneira podem ser trabalhadas com crianças:
Força
Definição: É a capacidade física que permite deslocar um objeto, o corpo de um parceiro ou o próprio corpo através da contração dos músculos.
Para que servem: a força muscular serve para sustentar o seu corpo, realizar movimentos e manter seu corpo estável durante eles e até mesmo quando está parada.Sem a musculatura, você não conseguiria mexer os braços, pernas,