Titulo
A estratégia de diversificação musical adotada afastou a empresa de seu core business, ao invés de incorporá-lo as novas práticas. E isso abriu espaço para equívocos: - A empresa deveria ter mantido o contato com a Rede Globo, pois os lançamentos relacionados as novelas manteriam o core business e garantiriam um faturamento mínimo, que proporcionaria um investimento mais tranquilo nos outros lançamentos de grande risco (que nunca foi o seu foco, até então) e evitaria a sobrecarga da estrutura operacional.
2) Quais elementos do macroambiente de negócios afetaram diretamente o negócio da Som Livre? De que forma?
O Mercado fonográfico que sempre foi fonte de enorme lucro, sendo muito seguro e garantido, começou a sofrer grande impacto a partir do final dos anos 90, com o crescimento da internet e a criação de novas tecnologias que permitiram a troca de arquivos on line. Isso teve consequencias que se refletem até hoje nesse Mercado e que ainda estão longe de ter uma solução definitiva.
As maiores dificuldades são:
- Enorme crescimento da pirataria, que se manifesta no cotidiano das pessoas, sem que a maioria delas veja isso como um delito. Isso geralmente é visto como uma maneira de ascensão/igualdade das classes menos favorecidas a cultura. Com isso a maior fonte de renda do Mercado fonográfico que sempre foi a venda de CD’s e DVD’s, foi quebrada totalmente e novas fontes precisam ser criadas e exploradas.
- Quebra das leis de propriedade intellectual.
- Compartilhamento arquivos MP3.
Esse quadro faz com que o Mercado fonográfico veja a diversificação como uma alternativa para aumentar as suas receitas.
3) Analise o papel dos serviços agregados aos produtos tangíveis na busca por vantagem competitive.
“A gravadora