Titulo: o ensino de física no brasil
TITULO: O ENSINO DE FÍSICA NO BRASIL
Histórico: O desenvolvimento cientifico do Brasil, em particular o da Física, ocorreu praticamente nos últimos 80 anos. Muito foi decorrente da contribuição de intelectuais do exterior (Gleb Wataghin – USP, Bernanrd Gross – RJ) que vieram para o Brasil fugindo das perseguições políticas sofridas no pós guerra. Com isso ocorreu um avanço no setor de ciências, e com o avanço das pesquisas foram sendo criadosinstitutos de pesquisa e fundos de investimento em pesquisa (FUNTEC, FINEP, FNDCT), o que veio a contribuir para a física no Brasil.
Formação: Para a Sociedade Brasileira de Física (SBF), hoje existem duas idéias de currículo para a formação do professor de física. Uma é baseada em critérios absolutos de qualidade e a outra busca atender a realidade heterogênea dos alunos.
Na atualidade , não existe um currículo mínimo nacional para a licenciatura em física, que possa ser adaptado pelas diferentes instituições. È importante que o professor universitário seja um modelo para seus alunos, exponde seu domínio dos conteúdos, mas o que se observa é que a grande maioria dos docentes não foi preparada para isso. Pois, após a reforma universitária de 1968 foi difundido a formação de pesquisadores, que agora se tornaram uma geração sem habilidade para a licenciatura. Portanto para que ocorra uma mudança nessa realidade é necessária a revisão nos programas oferecidos. Os aspectos curriculares e metodológicos devem integrar os conteúdos da física com seus métodos de ensino. Segundo as novas diretrizes de ensino desde1998, o que se busca é sair de uma lógica de conteúdos para uma lógica de competências e habilidades, contribuindo assim para uma contextualização e interdisciplinaridade do assunto fazendo da física algo útil para a vida e não mais apenas formulas para se garantir apenas êxitos momentâneos como uma questão de vestibular. Porem, Fireman (2009) observou que a busca por essas inovações esbarra na falta de