titulaçõa da aspirina

445 palavras 2 páginas
Titulação da aspirina

A titulação é um dos processos mais utilizados em química analítica quantitativa. É uma técnica volumétrica em que através da medição rigorosa de volumes é possível determinar a concentração de uma solução utilizando outra solução cuja concentração é conhecida (solução padrão).

Materiais
1. Tela de amianto
2. Bico de busen
3. Becker
4. Bureta
5. Cadinho de porcelana
6. Tripé
7. Suporte para bureta

Reagentes
3 gotas de fenolftaleína
25mL de H2SO4
0,5 Acido Acetil Salicílico
30 mL de NaOH
Para a realização do experimento, inicialmente foi feita a trituração do AAS (acido acetilsalicílico) no cadinho de porcelana e após a pesagem e foi colocado no Becker 0,5g de AAS (acido acetilsalicílico), e adicionado 30mL de NaOH no Erlenmeyer sendo despejado o AAS (acido acetilsalicílico) e em seguida aquecido no tripé com bico de busen em cima da tela de amianto até entrar em ebulição. Após esse processo foi iniciada a contagem de 6 minutos, deixamos esfriar e foi acrescentado 3 gotas de fenolftaleína e obteve-se o resultado cor de rosa.
Foi acrescentado na bureta H2SO4 e foi sendo despejado na até na solução que estava cor de rosa até torná-lo transparente de novo. Esse procedimento foi adicionado 17 mL de H2SO4.
4. RESULTADOS E DISCURSSÕES
RESULTADO OBTIDO m=0,5g P.M.=180,00 g/mol
V. gasto= 17,00mL
M=?
Formula:
M=
P.M. x V(L) m= 0,5 = 0,1633 mol/L
180,00 x 0,017
DISCURSSÃO
De acordo com a fórmula dada à massa obtida foi de 0,5 gramas de AAS(acido acetilsalicílico), sendo que seu peso molecular foi de 180,00 g/mol e o valor gasto de NaOH foi 17mL. Com a titulação da aspirina a molaridade que foi encontrada é de 0,1633 mol/L.
CONCLUSÃO
O processo realizado no experimento mostra à possibilidade de se calcular a concentração de uma substância por meio de outra que apresente volume e concentração conhecida, como foi no procedimento realizado com a aspirina
Foi colocado 0,5 gramas de aspirina triturada em um Erlenmeyer e

Relacionados