titulação
Volumetria Ácido
–
Base
1. Breve Referência Teórica
Uma das técnicas mais importantes em Química Analítica é a titulação. Esta técnica permite determinar a concentração ou título de uma solução através da reacção completa com outra solução de concentração conhecida.
A titulação realiza-se pela adição de uma solução contida numa bureta, o titulante, a uma solução contida num balão de erlenmeyer, o titulado, até que se atinja o ponto de equivalência. Na titulação ácido - base determina-se a concentração de um ácido fazendo-o reagir com uma base de concentração conhecida, ou a concentração de uma base fazendo-a reagir com um ácido de concentração conhecida.
O ponto de equivalência é a altura da titulação em que o titulado reagiu completamente com o titulante. Mo caso de uma titulação ácido - base, no ponto de equivalência o ácido e a base encontram-se nas proporções estequiométricas da reacção.
Como se detecta o ponto de equivalência?
À medida que se adiciona titulante ao titulado o pH deste vai variando. Perto do ponto de equivalência há uma variação brusca de pH, o que permite a sua detecção, utilizando, por exemplo, um indicador ácido – base adequado. Contudo, normalmente é detectado o ponto final da titulação, pois basta adicionar apenas uma gota a mais para ser ultrapassado o ponto de equivalência.
Se utilizarmos um eléctrodo de pH, é possível acompanhar a variação do pH do titulado à medida que decorre a titulação e determinar o ponto de equivalência a partir da análise da curva de titulação.
2. Objectivos
Este trabalho tem por objectivo determinar a concentração desconhecida de uma amostra de ácido nítrico (HNO3), através de uma titulação com hidróxido de potássio (KHO), recorrendo a um SATD (sistema de aquisição e tratamento de dados) da Casio.
Material
Reagentes
Suporte Universal
Ácido nítrico (HNO3) de concentração
Garras e nozes
desconhecida
Bureta
Hidróxido
de