titulação
-pHmetro ;potenciômetro
Materiais e vidrarias:
-tubos de ensaio
-béquer
-pipeta
-pêra
-imã de agitação (peixinho)
-papel absorvente para limpeza do eletrodo
Soluções:
-NaoH
-Ácido acético
-Água destilada
O ácido acético atua como ácido fraco em solução aquosa, o ácido acético puro recebe o nome de ácido acético glacial, devido ao fato do mesmo se congelar a temperaturas ligeiramente mais baixas, em torno de 16°C. Quando misturadas com água solidifica-se a temperaturas muito mais baixas. Este ácido é solúvel em água e em numerosos solventes orgânicos, como álcool e éter.
Métodos:
Os métodos foram divididos em etapas, cada aluno fez uma leitura do processo, sendo que cada um teve a oportunidade de adicionar 3ml de hidróxido de sódio na solução e fazer uma leitura no potenciômetro.
O pH foi determinado por medida direta em potenciômetro , o potenciômetro deve ser ligado 20 minutos antes da utilização , com a intenção de diminuir as oscilações devido a ambientação do aparelho.
O eletrodo foi submergido em solução com pH igual a 3,56, retirou-se lavando o eletrodo com água destilada sem tocá-lo, após a lavagem do eletrodo foi feito o uso de papel absorvente na secagem do mesmo e em seguida foi submergido novamente dessa vez em pH igual a 3,58 com 6 ml de NaoH.
A técnica consiste em não tocar o eletrodo para não alterar os resultados do processo com a gordura das mãos, sempre lavar com água destilada e enxugar antes de deixá-lo submerso nas soluções, espera-se 20 segundos, observa-se a constância dos resultados devido a variações do ambiente e alterações químicas, faz-se a leitura e anota-se, foram feitas 15 leituras, sendo que cada aluno teve a oportunidade de praticar, utilizando as vidrarias citadas, como pêra, pipeta, imã de agitação (peixinho) e por fim fazer a leitura por meio do potenciômetro. Observação importante: foi feita a higienização do eletrodo após cada verificação de cada amostra.