Titulação ácido e base
Essa experiência tem como objetivo observar a mudança de cor durante a variação do pH, tipica de uma titulação ácido-base.
Introdução
Quando querem determinar experimentalmente a concentração em mol/L de uma solução, os químicos frequentemente utilizam análises volumétricas, por meio de uma técnica chamada titulação. A titulação envolve, fundamentalmente, três aparelhos: a bureta, a pipeta e o erlenmeyer. O titulante, solução de concentração conhecida, é colocado na bureta; no erlenmeyer irá a solução com a concentração a ser determinada. O princípio geral da titulação consiste na edição do titulante ao erlenmeyer até o momento exato em que a reação se completa. Neste instante, chamado ponto de equivalência, fecha-se a torneira da bureta e atinge-se o ponto final da titulação. O ponto de equivalência é observado pela mudança de cor de uma substância especial.
Volumetria ácido – base
Este método consiste em determinar a composição quantitativa de uma dada solução ácida ou básica fazendo-a reagir com uma solução básica ou ácida da qual se conhece rigorosamente a concentração.
Titulante e titulado
A solução de concentração conhecida é designada por solução titulante e aquela cuja concentração se pretende determinar a designada por solução titulada.
Indicadores ácido – base O ponto de equivalência numa titulação ácido - base é muitas vezes assinalado por uma mudança na cor de indicador ácido – base. São substâncias que possuem a propriedade de adquirir colorações diferentes quando em meio ácido ou meio básico.
PH
A acidez das soluções é medida em função da quantidade de íons H3O+ livres.
Esta quantidade é expressa em uma escala de pH.
Neutralização
Ao adicionarmos um ácido a uma base ocorre uma reação química, ou seja, os átomos se reagrupam formando novas substâncias. Ácido forte com base forte: apresentam comportamento neutro, pois os iões formados são ácidos conjugados fracos e