Titulação Ácido Base
A titulação ácido-base é sem dúvida um dos exemplos mais clássicos de análise química quantitativa, apresentando aplicação na determinação de concentrações de ácidos ou bases em produtos comerciais como vinagre e leite de magnésia e na padronização de soluções utilizadas em laboratórios, sendo um dos primeiros experimentos realizados por um estudante de química em uma disciplina de introdução à química experimental uma titulação ácido-base. Além de sua importância como técnica analítica, a titulação ácido-base permite analisar em detalhes aspectos importantes do equilíbrio ácido-base, vital para a compreensão de processos bioquímicos e de reações em meio aquoso que geralmente dependem de modo significativo do pH do meio.
2 OBJETIVOS
Determinar a concentração, em mol/L, de uma solução de HCl (ácido clorídrico) através de titulação com solução de NaOH (hidróxido de sódio).
3 MATERIAIS E REAGENTES
• Bureta de 25 ml;
• Pipeta volumétrica de 10 ml;
• Erlenmeyer de 250 ml;
• Béqueres de 100 ml;
• Solução de NaOH de concentração 1,0585 mol/L;
• Solução de HCl de concentração desconhecida (amostra);
• Indicador: Fenolftaleína (solução alcoólica a 1%). 4 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL Foi transferido para o erlenmeyer um volume de 10 ml, medido na pipeta graduada, de ácido clorídrico e em seguida foram medidos 100 ml, primeiramente medidos no béquer, de água destilada e adicionados no erlenmeyer, adicionando também, quatro gotas de fenolftaleína. A bureta foi preparada com o hidróxido de sódio (NaOH).
Esse procedimento foi realizado em triplicata, adicionando o hidróxido de sódio aos poucos e observando a coloração do experimento. Na primeira vez foi adicionado cerca de 5,8 ml de NaOH na mistura de água, ácido clorídrico e fenolftaleína, e nas vezes seguintes cerca de 5ml.