Titulação redox
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA
PROFESSOR: CARLOS ALFREDO ALVES JUNIOR
DISCIPLINA: QUÍMICA ANALÍTICA II
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
TITULAÇÃO REDOX
Alunas: Alice Felix Jeremias
Paula Roberta Perondi Furtado Thais Brietzig
JOINVILLE – SC
04 de junho de 2013
INTRODUÇÃO
A titrimetria Redox consiste em uma oxirredução entre analito e titulante, tendo como sua principal característica a transferência de elétrons, que compreende a capacidade de fazer o NOX das substâncias aumentar ou diminuir.
As reações de oxidação-redução devem preencher os requisitos gerais para que uma reação possa ser usada em um método titulométrico. Muitas reações de oxirredução se processam em uma série de etapas, então, a equação estequiométrica é a soma das reações parciais. Algumas espécies intermediárias são muito reativas e podem provocar reações paralelas ou induzidas indesejáveis. Muitas reações são lentas e, como a rapidez da reação é indispensável para o sucesso de uma titulação, é freqüente a necessidade de aumentar a velocidade das reações mediante titulação a quente ou em presença de catalisadores.
Há dois tipos de indicadores visuais usados nas titulações de oxirredução: os indicadores não específicos, os verdadeiros indicadores de oxirredução, que respondem somente ao potencial da solução, como o íon permanganato; e os indicadores específicos que respondem à concentração de uma substância particular em solução, como a solução de amido.
As substâncias utilizadas no primeiro procedimento foram o permanganato de potássio e a água oxigenada 10 V, sendo respectivamente o titulante e titulado. O permanganato de potássio está entre os agentes oxidantes mais antigos usados na titulometria. As titulações feitas usando esse reagente como titulante são chamadas de Permanganometria. É um poderoso agente oxidante, não necessitando de um