titulação, ph
(dissociação eltrolítica da água )
Uma das definições de ácidos e bases propostas por Lowry e Bronsted diz o que um ácido é de natureza um doador de prótons e já uma base seria um aceptor de prótons, neste contexto a força do ácido é medida a partir do seu poder de dissociação em água e o mesmo acontece com as bases fortes. Os ácidos ao dissociarem liberam H+ e as bases OH-.
O pH é determinado de acordo com a quantidade de íons H+ e OH- encontrados na solução, dessa ideia foi criada a escala de pH, onde se determina a acidez e o teor básico de uma solução. A concentração de íons de OH- tem uma relação direta com a concentração de íons de H+ e logo com a determinação do Ph.
(escala de determinação de Ph - http://www.uenf.br/uenf/centros/cct/qambiental/ar_calculoph.html)
A dissociação da água também cria uma constante de equilíbrio entre a relação inversa e a direta, considerando uma temperatura de 25C, este valor é 1,8 x10-16, chega-se a este valor a partir de:
(constante de equilíbrio da dissociação eletrolítica da água < http://pir2.forumeiros.com/t20213-grau-de-dissociacao-termica>)
Quando a água reagente sofre estocagem a determinação do seu pH tem a importância de mensurar sua alcalinidade, quando a mesma sofre contaminação de bactérias ou substancias orgânicas. Segundo Motta o processo consiste na adição de uma gota de solução alcoólica de fenolftaleína a 1% em 10 mL da água a examinar. A indicação da perda de quantidade de água será feita a partir do aparecimento da coloração avermelhada. A verificação da