Titulação de aminoácido
Prof. Responsável: Dra. Veridiana de Melo Rodrigues Ávila
TITULAÇÃO DO AMINOÁCIDO GLICINA E REAÇÕES GERAIS DE PROTEÍNAS.
Integrantes do Grupo:
Melisse Segala
Luisa Queiroz
Isabella Gracinda
UBERLÂNDIA-MG
NOVEMBRO / 2013
INTRODUÇÃO
As proteínas são as macromoléculas mais abundantes nas células vivas. Elas ocorrem em todas as células e em todas as partes destas. As proteínas também ocorrem em grande variedade; milhares de diferentes tipos desde peptídeos de tamanhos relativamente pequenos até enormes polímeros com pesos moleculares na faixa de milhões, podem ser encontrados em uma única célula.
Ainda mais, as proteínas também exibem uma grande diversidade de funções biológicas, como funções regulatórias, controlando as condições intracelulares e mandando informações para outros componentes da célula. Nesse sentido, elas são os instrumentos moleculares por meio dos quais a informação genética é expressa. (Nelson, 2002).
As proteínas em solução aquosa apresentam conformações próprias estabilizadas principalmente por ligações não covalentes (pontes de H, eletrostáticas, hidrofóbicas e forças de van deer Waals). O aumento da energia térmica aumenta a energia cinética dos átomos e moléculas podendo romper as interações, alterando a conformação nativa das proteínas.
Algumas proteínas são pouco solúveis em água pura e podem ser solubilizadas pela adição de pequenas quantidades de sais. Os íons dos sais interagem com o grupo iônico das proteínas diminuindo as interações proteína- proteína aumentando a solubilidade das mesmas. (Ávila,2013). 2. OBJETIVO
O presente trabalho tem como objetivo analisar algumas propriedades físico- químicas de aminoácidos e proteínas.
METODOLOGIA
Determinação do PI