titulacao e determinacao do pka
As substâncias em geral, podem ser caracterizadas pelo seu valor de pH , sendo que este é determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+). Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-.O mesmo servem para as bases ,exceto pelo fato do aumento de íons OH- em vez dos íons de hidrogênio.
Os valores de pH variam de 0 a 14 e podem ser medidos através de um aparelho chamado phmetro, mas pode-se medir o pH (com menos precisão) com o uso de indicadores. Os indicadores são uma substância que revelam a presença de íons hidrogênio livres em uma solução, eles mudam de cor em função da concentração de H+ e de OH- de uma solução, ou seja, do pH.
‘’Um indicador é um par conjugado de acido e base de Bronsted-Lowry cujo ácido apresenta uma coloração e a base , outra. Pelo menos uma das colorações e suficientemente intensa para ser visualizada em soluções diluídas. A maioria dos indicadores são moléculas orgânicas com estruturas relativamente complexas ; um indicador como é , popularmente falada , fenolftaleína.’’ imagem1(indicador) (http://www.alunosonline.com.br/upload/conteudo/images/indicadores.jpg) imagem2(phgametroportátil) (http://www.phmetro.net.br/wp-content/uploads/2010/05/phmetroportatil.jpg)
Um ácido de acordo com a teoria de Bronsted-Lowry, é um doador de prótons e uma base, é um receptor de prótons. As duas reações abaixo, representam a transferência de um próton para a água, de um ácido forte e a transferência para a água de um próton, de um ácido fraco. Neste caso, a água atua como uma base:
HNO3 + H2O ⇔ H3O(+) + NO3(-)
HC2H3O2 + H2 ⇔ H3O(+) + C2H3O2(-)
Daí que, para se comparar a força de ácidos, se tome como referência, normalmente, a água.
Em geral, a